Vai prestar vestibular? Confira algumas dicas especiais!

vestibular

Existem algumas dicas que podem auxiliar muito na preparação de quem vai prestar exame vestibular. Isso é importante na medida em que essa prova é essencial para quem deseja adentrar na faculdade, seja ela pública ou privada.

Assim, sabendo-se alguns aspectos que realmente influenciam no grau de sucesso obtido na prova, é possível aumentar a produtividade dos estudos e mesmo da realização do exame.

Confira, assim, algumas das principais dicas para quem vai prestar vestibular melhorar seu desempenho e obter sucesso na prova, sendo aprovado, assim, para a sonhada vaga na faculdade.

vestibular

Dica: Faça sua graduação na FMU. Conheça agora os cursos https://fmu.minhagraduacao.com.br/

Como melhorar o desempenho no exame vestibular com dicas simples

Embora as provas de vestibulares variem conforme a instituição que a está aplicando, sendo diversificada, portanto, no estilo, número de questões e focos principais, existem algumas questões que auxiliam o vestibulando, seja qual for o tipo de prova que será realizada.

Confira algumas dicas para quem vai prestar vestibular melhorar seus resultados na prova.

1.  A ordem de resolução das questões é importante

Nossa primeira dica para quem vai prestar no vestibular é, no dia da prova, iniciar a resolução por aquelas das quais se tem maior domínio.

Ou seja, ao receber a prova, leia previamente e superficialmente as questões e faça uma marcação ao lado daquelas que você já sabe a resposta ou possui dominância sobre o assunto. Após, retorne às questões marcadas, faça a leitura profunda e, assim, resolva-as primordialmente.

vestibular

Isso fará com que você se acalme e, assim, realize as demais questões de forma mais concentrada. Depois dessas primeiras questões, passe a resolver as outras que parecem mais simples e, por fim, deixe por último aquelas que parecem mais desgastantes ou que, a princípio, você não sabe a resposta.

Ou seja, primeiro realize as questões mais fáceis ou que abarcam seus conhecimentos e, por fim, embrenhe-se nas mais complicadas.

2.  Cuidados com a roupa e alimentos também é uma dica para quem vai prestar vestibular

Muitas pessoas acabam perdendo tempo ou se distraindo sem necessidade em razão de frio no horário da prova ou, ainda, por questões de sede ou fome. Isso tende a baixar seu desempenho ao mesmo tempo que também atrapalha a concentração.

Dessa forma, lembre-se de levar uma blusa no dia da prova do vestibular. Mesmo que não pareça frio, faça isso como garantia. Ainda, invista em calçado e roupa confortável.

Também, lembre-se de levar uma garrafa de água e um lanche prático, como barra de cereal, chocolate ou bolachinha.

Por fim, ressaltamos que não só a alimentação na hora da prova é importante, mas também a que precede a realização dela. Portanto, cuidado para não comer exageradamente. Aliás, não escolha o dia do vestibular investindo em conhecer novos pratos que podem lhe fazer mal e levar todo o período preparatório por água abaixo

3.  Conheça o local da prova antes do dia do vestibular

Geralmente o local em que o candidato deverá fazer a prova é informado com antecedência. Dessa forma, é interessante ir até o local antes da realização do vestibular.

Utilize o meio de transporte que você utilizará no dia do exame. Portanto, nossa dica é calcular o tempo e, caso você use transporte público, pesquisar todas as linhas disponíveis e qual possui maior número de veículos ou seja mais rápido.

Ainda, no dia da prova, procure sair com antecedência. Assim, se o percurso normalmente leva 30 minutos, saia de casa adiantado de, ao menos, 1 hora.

4.  Deixe tudo preparado com antecedência

Outra dica importante para quem vai fazer vestibular é deixar as coisas organizadas com antecedência de ao menos 1 dia. Assim, separe os documentos, o material para a prova (caneta, lápis e borracha) e, também, o lanche, garrafa para água.

5.  Nossa última dica é sobre o que fazer no último dia antes da prova

Por fim, é importante ter em mente o que fazer no último dia antes da prova. Nesse dia, dedique o tempo ao seu descanso e concentração. Portanto, ver um filme, descansar ou ler um livro de temática diferente do conteúdo da prova são algumas opções.

Na véspera do exame é importante, ainda, evitar estudar ou revisar conteúdos. Lembre-se de que você se preparou conforme suas possibilidades e que o conteúdo não será gravado apenas no último dia.

Na semana anterior à prova, aliás, dedique-se a realizar a revisão do que foi estudado ao longo do período de preparação, com resumos e realização de exercícios.

Finalmente, cuidado, também, com comidas e bebidas consumidas na véspera da prova do vestibular. Nada de consumir bebidas alcoólicas ou comidas pesadas que possam atrapalhar no sono e descanso antes da prova.

Portanto, use nossas dicas para quem vai fazer vestibular e garanta, assim, o melhor desempenho na prova que pode definir seu futuro e a entrada na faculdade tão sonhada.

Written by